sexta-feira, 28 de abril de 2017

O Exército De Um Homem Só - lido e descrito por Dourovale



Não! Você não sabe do que eu estou falando. Por mais que entenda as minhas palavras ordenadas em frases, você não é capaz de me entender. Sabe por quê? Porque somos unos! Você é apenas o que tem; e não tem o que você pensa possuir.
O que temos realmente de nosso não são os bens, tão pouco as glorias. Nossa memória, nossa falha memória, pode muito bem alterar nossas lembranças e nossa história sem que sequer percebamos. Os que nos consideram amigos e as pessoas que, inexplicavelmente, nos amam portam sentimentos sobre os quais recebemos como dádivas, mas não possuímos.
Os imóveis, assim como qualquer possível empresa, apenas administramos. Os automóveis, dirigimos. As roupas, os sapatos, os anéis, vestimos e nos adornamos. Tudo aquilo que for para uso, mesmo que haja uma folha gritando que somos “donos”, são indiferentes objetos, não nos formam.
As alegrias são vãs. A tristeza é superável. Os amores estão, não são. Nós os vivemos, eternizamos e, se for preciso, distraidamente os esquecemos.
O que podemos dizer ser nosso são os motivos, os ideais, aquilo que nem sempre comentamos mas que impregna nossas crenças, nossos desejos e buscas.  Sonhadores são os que expõem muitas vezes sua essência.
Em 1973, Moacyr Scliar lança pela L&PM “O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ” para que pudéssemos entender que toda glória, toda miséria, toda conquista, toda derrota de um grupo, de uma equipe, de uma sociedade é, antes de tudo, um resultado individual.
Mesmo sabendo que necessitamos de outras pessoas para sobrevivermos (e quanto mais moderno e isolador fica o mundo, mais dependemos dos outros), toda honra e todo desgosto, toda vitória e toda vergonha seguem um caráter individual e indistributivo.
Não! Você não sente a minha dor, por mais criativo e imaginativo que sejas. Você não
desfruta o meu prazer, por mais companheiro, parceiro ou solidário que estejas. A morte é uma ação individual, assim como a vida.
Você sabe ler, mas não o que eu escrevi. Eu li o Moacyr e entendi, não o que ele escreveu, mas o que li e, por mais que te explique, você nunca vai saber o que compreendi. Desse mesmo jeito, eu nunca saberei do seu entendimento sobre tudo isto que escrevi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário